Bom_Calor_site_titulo_blog

Projeto técnico de instalações: por que incluí-lo em sua obra

Desenvolver e executar uma obra de alto padrão com instalações de água e aquecimento como piscinas, saunas, spas e cascatas é uma tarefa difícil que exige bom gosto, criatividade e conhecimento técnico. Além de estar atento às tendências do mercado, o profissional à frente da obra lida com uma grande expectativa por parte do cliente, que está acostumado a ver projetos deslumbrantes em sites de decoração e frequentar espaços como hotéis e resorts que oferecem ótimas experiências nestes tipos de estrutura.

Entendendo esse contexto, na maioria das vezes em que a Bom Calor é procurada para propor soluções para a obra, nós indicamos o desenvolvimento de um projeto de instalações, que hoje consideramos imprescindível ao trabalho.

O que é o projeto de instalações

Trata-se de um projeto complementar aos projetos de arquitetura e engenharia e paralelo aos de hidráulica e elétrica que traz um estudo minucioso dos sistemas de água e aquecimento da obra e todas as especificações técnicas para que eles sejam instalados de maneira 100% correta e dentro dos padrões de qualidade e segurança esperados e exigidos.

O projeto é desenvolvido por profissionais experientes e possui um alto nível de detalhamento. Nele, constam informações técnicas como dimensionamento, especificação e posicionamento de equipamentos e materiais, diagrama hidráulico e elétrico, detalhamento de ventilação, além de quantitativo e memorial com todas as descrições referentes aos sistemas de pressurização, aquecimento central de água (solar, a gás e elétrico), sauna e sistema de tratamento, iluminação, aquecimento, borda infinita, cascatas, fontes e hidromassagens para piscinas e spas. Fornecemos também um memorial descritivo dos materiais indicados com todas as suas especificações (inclusive marcas), entre outros vários detalhes.

Sem o projeto de instalações, muitas vezes, essas definições são feitas na hora da execução do serviço, causando dúvidas e erros que podem prejudicar a perfeição do projeto no geral, gerar gastos desnecessários e atrasar a obra.

Benefícios do projeto

Entre as principais vantagens de incluir o projeto de instalações na obra, estão:

Garantia de excelência – você terá a certeza de que todas as estruturas estarão instaladas da forma correta e que os equipamentos irão operar utilizando toda a sua capacidade, proporcionando experiências de alto nível de bem-estar ao usuário final;

Garantia de segurança e adequação às leis – o projeto garante que todas as instalações estarão rigorosamente dentro das normas de segurança estabelecidas pela ABNT para extinguir o risco de acidentes;

Economia de tempo – com todas as indicações de como realizar as instalações e seus detalhes técnicos, o tempo de execução é otimizado, colaborando para o cumprimento do prazo de entrega final;

Economia de dinheiro – a compra de itens errados é um erro comum neste tipo de obra, ocasionando desperdício de tempo e dinheiro com trocas e descartes. O memorial descritivo dos equipamentos e materiais evita esse transtorno;

Boa apresentação estética – em geral, as instalações técnicas (centrais de comando, fiação, casa de máquinas) não recebem o mesmo zelo estético que as estruturas de uso final (piscinas, spas, saunas). O projeto de instalações, porém, prima por uma apresentação limpa e condizente com o nível estético de todo o projeto arquitetônico. Isso evita situações como fios embolados e casas de máquinas escuras e úmidas, que configuram um ambiente desagradável, por exemplo;

Usabilidade – com a instalação correta e organizada das estruturas, os sistemas ficam com fácil compreensão facilitando não apenas o uso, mas também os processos de manutenção;

Central de comando personalizada – não apenas uma vantagem, mas um grande diferencial do projeto de instalações é o desenvolvimento de uma central de comando personalizada para atender as necessidades específicas do projeto. Cada Central é única e desenhada à mão pelo engenheiro elétrico à frente da Bom Calor.

Agora que você já entendeu como funciona o projeto de instalações, quer saber mais e passar a utilizá-lo em sua obra? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais pelo e-mail: eduardo@aguaquente.com

 

CALEFAÇÃO: assessoria, projetos e implantação de sistemas

A BOM CALOR oferece o que há de mais moderno em aquecimento de ambientes, com requinte, conforto e eficiência energética.

Desenvolvemos projetos específicos de acordo com decisões tomadas juntamente com os nossos clientes, por meio de uma minuciosa assessoria técnica. Estudamos os projetos arquitetônicos de casas, apartamentos, pousadas, hotéis e restaurantes para criar soluções mais apropriadas para cada situação.

Todos os trabalhos desenvolvidos pela BOM CALOR são integrados aos projetos de arquitetura e decoração, além de serem executados de forma concatenada com a construtora. O acompanhamento de toda a obra civil é uma característica peculiar de nossa empresa.

Nossos sistemas nascem de um projeto e assessoria feitos exclusivamente para cada cliente objetivando sempre maior conforto e economia.

18

Compõem nossa linha de sistemas:

  • Radiadores europeus de parede a água, elétricos ou a gás;
  • Piso radiante elétrico;
  • Piso radiante a água aquecida através de gás, energia solar ou bomba de calor;
  • Sistemas híbridos, conjugando mais de uma fonte energética no mesmo sistema de calefação: solar/gás, solar/elétrico, bomba de calor/gás;
  • Sistemas de aquecimento conjugados: calefação, água quente para banho, aquecimento de piscina e SPA (tudo a partir de uma única central de térmica);
  • Controles e automação integrados aos demais sistemas da obra.

 

A Bom Calor está pronta para atender-lhe e oferecer as melhores soluções de aquecimento para sua casa. Entre em contato!

AQUECIMENTO DE PISCINAS: Bomba de calor x Aquecedor a gás

A bomba de calor e o aquecedor a gás são duas alternativas possíveis quando a energia solar não é a solução mais viável para o sistema de aquecimento de uma piscina ou spa. A indisponibilidade de área para coletores, a baixa insolação local ou mesmo as condições estéticas do imóvel são alguns dos fatores que inviabilizam um projeto de aquecimento solar. Para a melhor escolha entre as duas alternativas é importante responder perguntas fundamentais sobre o uso da piscina e do spa. Dessa forma, evita-se que a desinformação gere confusão no processo de decisão do sistema de aquecimento mais adequado.

1225918

 

Responda:

  1. Quantos dias da semana e quanto tempo a cada dia a piscina deve ser aquecida?
  2. Quanto custa a eletricidade e o gás GLP entregue na residência?
  3. A central de gás e/ou o padrão elétrico da residência é/são suficiente(s) para o funcionamento do sistema escolhido?
  4. A manutenção dos dois equipamentos é igual?
  5. Qual é o custo de implantação e operacional de cada equipamento?

Decisões adequadas só podem ser tomadas com conhecimento das características de cada uma das possíveis alternativas.

Captura de Tela 2017-09-01 às 16.52.50

VANTAGENS

BOMBA DE CALOR

  • Infraestrutura elétrica simples;
  • Menor custo operacional;
  • Mais fácil de instalar;
  • Demanda menos manutenção;
  • Mais segura;
  • Tubulação de PVC;
  • Autonomia ilimitada.

AQUECEDOR DE GÁS

  • Baixo nível de ruído;
  • Possibilidade de alcance de potência e temperatura maiores;
  • Menor custo de equipamento (se não se levar em conta a ampliação da central de gás).

Procure a Bom Calor para tomar a melhor decisão sobre o sistema de aquecimento para a sua piscina ou spa.

 

Iluminação de piscinas – Upgrade

Os projetos de iluminação de piscinas, spas e espelhos d’água se tornaram mais práticos graças à tecnologia LED. Com ela é possível dar um novo visual para piscinas antigas apenas com um bom projeto de viabilidade e sem necessidade de intervenções de grande escala.

Com a introdução dos LEDS, as possibilidades de soluções atraentes para iluminação subaquática se tornaram quase infinitas. Por combinar praticidade de instalação com criatividade e economia, a LUMINÁRIA DE LED é a melhor opção para quem procura revitalizar e dar uma nova cara à sua piscina, espelho d’água ou spa.

led2

Vantagens da tecnologia LED

  • Versatilidade de luminárias;
  • Diferentes tons de luz;
  • Diversos tipos de controles;
  • Economia de energia;
  • Baixo índice de manutenção;
  • Longa vida útil.

 

 

Evite quebradeira

De modo geral, um projeto moderno de iluminação subaquática pode ser realizado sem a necessidade de instalação de novos nichos, evitando assim quebradeira desnecessária e riscos à impermeabilização. Para isso, os seguintes itens devem ser analisados simultaneamente:

  • Quantidade de lúmens necessários para uma boa iluminação;
  • Tamanho e design dos refletores;
  • Distanciamento e profundidade dos mesmos;
  • Tonalidades de cores;
  • Tipos de controle ou automação.

 

A Bom Calor está pronta para atender-lhe e oferecer soluções customizáveis para a nova iluminação da sua piscina. Entre em contato!

Energia Solar Fotovoltaica em residências: vale a pena?

Desde dezembro de 2012 os brasileiros já podem produzir a própria energia e reduzir os custos da conta de luz. Isso é possível por meio da instalação de microgeradores fotovoltaicos no telhado de suas residência e a solicitação de um medidor de energia especial à concessionária local. Qualquer residência pode gerar energia elétrica solar, basta possuir um telhado, cobertura ou qualquer área que receba luz do sol durante todo o dia. Atrasado pelo menos 15 anos em relação aos países europeus, além de Estados Unidos, Canadá, Japão, etc., o Brasil somente agora começa a ter residências produzindo sua própria energia, instalando micro-usinas solares, gerando eletricidade limpa e renovável, através de um processo seguro e confiável.

 

SyntekExifImageTitle

Sistema Fotovoltaico

Como funciona?

Painéis fotovoltaicos captam a energia solar e inversores especiais a transformam em energia elétrica alternada, que pode ser incorporada à rede da concessionária local. A energia armazenada na rede retorna ao consumidor em forma de créditos que duram até 36 meses. Tudo isso acontece graças à tecnologia gridtie.

como-funciona

Retorno de investimento

Considerando o cenário atual, ou seja os preços de equipamentos e tarifas de energia elétrica, um sistema de geração solar residencial, conectado à rede, propiciará um retorno do investimento em pelo menos 12 anos, o que ainda é alto para os padrões brasileiros.

Mesmo assim centenas de projetos estão sendo implantados no país, especialmente por aqueles que sempre pensaram em ser autosuficientes em energia elétrica ou que não acreditam que as tarifas de energia permanecerão nos patamares atuais.

Além de poder se orgulhar de usar uma fonte limpa e infinita, quem opta por um sistema conectado à rede vê o valor da conta de luz cair já nos primeiros meses.

O sistema gridtie

Esse sistema torna a instalação de um painel de energia solar em residências mais viável. A nova tecnologia de micro-inversores posssiblita um investimento inicial menor, e um incremento gradual do sistema de produção de energia, até que se alcance uma capacidade que cubra a demanda anual da residência.

Entre os benefícios da utilização de energia solar em residências destacam-se:

  • economia de energia;
  • redução na emissões de CO;
  • valorização do imóvel;
  • fonte de geração sem ruído, não poluente e renovável;
  • conforto obtido com a redução de calor nos ambientes internos da casa;
  • sustentabilidade do planeta;
  • diminuição de perdas em linhas de transmissão;
  • economia de água nos reservatórios das hidrelétricas durante o dia.

Saiba mais sobre as vantagens da energia solar com a Bom Calor.

Espelhos d’água

O espelho d’água é um elemento muito marcante em uma residência. Privilégio de poucos, esse tapete d’água proporciona relaxamento e beleza ao espaço, além de agregar valor a qualquer ambiente, seja ele um espaço interior ou exterior.

Espelho d'água

Espelho d’água

 

Visando sempre a satisfação dos seus clientes, a Bom Calor cria soluções inovadoras e personalizadas para cada conceito. Somos uma empresa que implanta sistemas de acordo com o que você, arquiteto, projeta.

 

Nossos equipamentos são específicos e bem afinados com o desejo de arquitetos, decoradores e paisagistas. Sabemos da importância da interação entre os profissionais e, por isso, concretizamos as ideias com qualidade, seriedade e pontualidade.

 

Oferecemos projetos técnicos que incluem:

 

  • dimensionamento e especificação de equipamentos;
  • projeto hidráulico e casa de máquinas;
  • projeto elétrico e de controles;
  • detalhamento de dispositivos para bordas infinitas;
  • cascatas;
  • paredes molhadas;
  • fontes;
  • chafarizes;
  • geysers;
  • borbulhadores;
  • jatos laminares;
  • neblina e spraying;
  • flames;
  • bicos articulados;
  • iluminações especiais;
  • tratamento ultravioleta.

 

 

Além disso, nossos serviços incluem assessoria e acompanhamento de obras, assim como soluções inovadoras.

 

Vamos conversar? Entre em contato!

 

Outros posts

Projeto técnico de instalações: por que incluí-lo em sua obra

O espelho d’água é um elemento muito marcante em uma residência. Privilégio de poucos, esse tapete d’água proporciona relaxamento e beleza ao espaço, além de agregar valor a qualquer ambiente, seja ele um espaço interior ou exterior.   Visando sempre a satisfação dos seus clientes, a Bom Calor cria soluções inovadoras e personalizadas para cada […]

Leia mais

CALEFAÇÃO: assessoria, projetos e implantação de sistemas

O espelho d’água é um elemento muito marcante em uma residência. Privilégio de poucos, esse tapete d’água proporciona relaxamento e beleza ao espaço, além de agregar valor a qualquer ambiente, seja ele um espaço interior ou exterior.   Visando sempre a satisfação dos seus clientes, a Bom Calor cria soluções inovadoras e personalizadas para cada […]

Leia mais