aquecimento-para-piscinas-qual-o-melhor-sistema-para-a-sua-casa aquecimento-para-piscinas-qual-o-melhor-sistema-para-a-sua-casa

Aquecimento para piscinas: qual o melhor sistema para a sua casa?

Se você ainda não sabe ao certo a melhor maneira de como aquecer a piscina da sua casa e precisa de mais informações para optar pelo sistema de aquecimento ideal para o que você precisa, este conteúdo é para você!

Leia o blog abaixo e saiba tudo o que precisa sobre o assunto.

Piscina aquecida o ano todo

Piscinas significam diversão, lazer e conforto em uma casa e, apesar do Brasil ser um país quente, nem sempre é possível utilizar as piscinas nas épocas mais frias do ano e, por isso, sistemas de aquecimento de água são a melhor opção nestes casos e asseguram que as piscinas sejam utilizadas durante todo o ano.

No entanto, é necessário que você opte pelo melhor sistema para as especificidades e exigências térmicas da sua piscina e das estruturas arquitetônicas da sua casa. Para isso, você precisa entender as suas necessidades e conhecer os tipos de sistemas e aquecedores disponíveis para que o seu projeto seja eficiente.

Quais fatores influenciam no aquecimento de uma piscina?

Pode parecer besteira, mas na hora de escolher o melhor tipo de aquecedor para a sua piscina é necessário levar diversos fatores em conta que fazem diferença a longo prazo no seu projeto aquático. Por exemplo, se você mora em uma região do Brasil com pouca incidência do sol, você vai precisar de um backup (um outro tipo de sistema como reforço) dependendo das demandas térmicas que possui.

São estes fatores que falaremos abaixo.

Localização e radiação solar

A localização da sua casa influencia se há ou não muita incidência de sol e, dessa forma, a quantidade de energia solar que a sua piscina e o seu terreno recebem. Dessa forma, se há incidência de sol, um aquecedor solar, por exemplo, é uma ótima escolha. Já se a sua residência não recebe tantos raios solares, um aquecedor que utiliza outra fonte de energia pode ser a sua melhor escolha. 

Tamanho do projeto aquático

O tamanho da sua piscina interfere, e muito, no tipo de aquecimento que você irá precisar. Afinal, piscinas pequenas são aquecidas com maior facilidade e piscinas grandes necessitam de maior potência para serem aquecidas.

Este também é um fator importante para você ter o sistema de aquecimento correto para o seu projeto aquático.

Instalação

Como o aquecedor será instalado e o quanto de espaço que irá ocupar também são fatores a serem considerados, uma vez que podem interferir muito ou pouco no projeto arquitetônico da sua casa. Antes de escolher o tipo de sistema de aquecimento da sua piscina, procurar um especialista é interessante para que todas as condições sejam planejadas e executadas da forma correta.

Quais são os tipos de sistemas de aquecimento de piscinas existentes?

Finalmente, agora iremos te apresentar os tipos de aquecedores existentes que podem ser instalados na sua piscina, de acordo com as características e exigências do seu projeto aquático. Se atente às características de cada um, pois serão importantes na hora de tomar a sua decisão.

Aquecedores a gás

Os aquecedores a gás funcionam a partir de combustível fóssil e são capazes de aquecer rapidamente piscinas de diferentes tamanhos, essa é sua grande vantagem. No entanto, não são sustentáveis por emitirem poluentes e ainda podem causar acidentes no caso de vazamentos de gás. 

Aquecedores elétricos

Por sua vez, os aquecedores elétricos são caracterizados por utilizarem a energia elétrica, como o próprio nome diz, conseguem aquecer piscinas e ainda mantêm a temperatura por longos períodos de tempo. Uma vantagem é que normalmente são os mais fáceis de implantar. Um ponto desfavorável pode ser as exigências para instalação, uma vez que necessitam de quadros elétricos, sistemas de automação, entre outros.

Aquecedores solares

Os aquecedores solares talvez sejam o único tipo de aquecimento para piscinas e residências que você já deve ter ouvido falar por serem mais populares entre as pessoas. Você precisa saber que os aquecedores solares para piscinas funcionam da seguinte forma: são formados por coletores térmicos que transformam energia solar em calor e, posteriormente, realizam a distribuição de acordo com as suas perspectivas finalidades.

Sendo assim, o tipo de aquecedor solar que você precisará para aquecer a água da sua piscina é específico e somente utilizado para essa finalidade. Para aquecer a sua piscina da melhor forma, a opção ideal são os coletores térmicos específicos para piscinas porque são mais eficientes: captam e aproveitam maior quantidade de energia solar.

A vantagem desse sistema de aquecimento é que não utiliza energia elétrica para o aquecimento da água e, dessa forma, o custo de funcionamento se torna mais baixo. No entanto, em épocas de menor incidência de raios solares o aproveitamento da energia solar é baixo.

Afinal, qual a solução ideal para você?

Agora que você já sabe disso tudo, é claro que precisa entender qual o melhor sistema de aquecimento para a sua piscina. Para isso, você vai precisar de orientação e especialistas no assunto. 

Estudo de caso

Como você observou o tipo de aquecedor que você escolher para a sua piscina deve andar em conjunto com as exigências do projeto aquático da sua casa. Isso pode parecer simples, mas não é, como acabamos de ver.

Por isso, você vai precisar de um estudo profundo de caso a fim de ter o sistema ideal, feito especialmente para você. Este estudo deve contar, ainda, com o tipo de orçamento que você possui para a instalação e funcionamento dos equipamentos, o quanto você utilizará o aquecedor, entre todos os outros fatores que já conversamos aqui.

Especialista no assunto

É claro que junto ao estudo de caso você precisa de profissionais com experiência e especializados nesses tipos de sistemas para te orientarem durante todo o processo, desde a compra dos equipamentos até o pós-venda, afinal, os equipamentos podem precisar de manutenção e reparos. Uma assessoria personalizada é de grande valia! Você vai precisar de uma ótima assistência neste momento!

Agora que você já sabe quais são os fatores que influenciam na escolha do tipo de aquecedor usar na sua piscina, os tipos de sistemas de aquecimento possíveis e tudo o que vai precisar para tomar a sua decisão, está na hora de você aprofundar ainda mais no assunto

Separamos outro conteúdo que vai te ajudar a encontrar o melhor modelo de aquecimento para o que você precisa: “Aquecimento de piscinas: Bomba de calor x Aquecedor a gás”.

You may also like

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: