Frio nas residências: os benefícios do sistema de calefação.

Quando o frio chega, apenas cobertores e um bom chocolate quente não são suficientes para esquentar em certas regiões. Para isso, é necessário que a residência tenha algum tipo de aquecimento e, neste caso, um bom sistema de calefação traz inúmeros benefícios para os moradores.

Leia o texto abaixo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre a calefação em residências.

O que é um sistema de calefação?

De forma geral, a calefação é qualquer sistema de aquecimento de recintos fechados. 

Antigamente, as pessoas aqueciam as suas casas com lareiras e fogueiras como forma de enfrentar o frio. Hoje em dia, esse princípio evoluiu e existem inúmeros sistemas de aquecimento inovadores que usufruem de alta tecnologia para manter a segurança dos moradores. 

Quais são os tipos de calefação?

Com o avanço da tecnologia, surgiram várias maneiras de aquecer as casas e manter um ambiente confortável e seguro para quem nelas vive. Atualmente, estes sistemas são comumente utilizados e a maneira como estes são implementados dependem das necessidades principais dos moradores.

Calefação localizada

Este tipo de calefação faz a utilização de equipamentos em cômodos específicos das casas. Geralmente são utilizados aquecedores elétricos e a óleo, lareiras e ar-condicionados. Ao optar por esse sistema de calefação, os moradores se restringem ao aquecimento em apenas alguns locais da residência, mas tem um custo inicial mais baixo. 

Calefação central

A calefação central é realizada a partir do aquecimento de água, também chamado de calefação hidráulica. Neste caso, a água quente é distribuída pela casa. Este sistema necessita de um equipamento chamado “bolier”. O “boiler” é instalado na casa de máquinas da casa (caldeira) e utiliza gás ou eletricidade para gerar calor. O calor que é produzido é distribuído para toda a casa através de uma tubulação específica.

Essa opção é ótima para quem deseja aquecer uma residência de forma completa, porque garante muito conforto térmico. No entanto, a calefação central precisa do espaço para a casa de máquinas e exige um custo maior. 

Piso aquecido

Esse sistema, também chamado de piso radiante, é uma ótima alternativa para quem procura enfrentar o inverno. Este mecanismo de aquecimento fica escondido no chão da residência e consegue aquecer o ar sem deixá-lo seco. Para a implementação do piso aquecido, pode ser feita uma fiação elétrica (específica para essa situação) ou uma tubulação de água. 

Neste caso, não há a necessidade de uma casa de máquinas, mas é preciso retirar o piso e o colocar todo novamente se a residência já estiver pronta.

Qual tipo de calefação é a melhor para a minha casa?

O sistema de calefação ideal para a sua residência depende do seu orçamento e das suas necessidades!

Se a sua casa for de temporada (casa de veraneio, casa de campo, etc), talvez o aquecimento de cômodos específicos seja mais interessante devido ao seu custo mais baixo. No caso da implementação de um sistema de calefação na casa onde reside, uma opção mais robusta com maior conforto térmico pode ser melhor. 

É necessário falarmos que você também pode optar por mais de um tipo de sistema de calefação na mesma residência. 


Clique aqui para saber mais sobre os tipos de calefação e as opções de implementação em sua casa. 

You may also like

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: